Projeto Bagagem literária

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Antologia "Poesias libertas"



Antologia de poesias desenvolvida pelos Alunos da Universidade  UNIJORGE, autores amantes da leitura e da escrita, que através de seus escritos irão encantar você.
Convido você a conhecer cada um dos autores participantes desta maravilhosa antologia organizada pelo Bagagem Literária_ler, criar, produzir e publicar, e uma das alunas e participante Regiane David.

Sobre o autor Lúcio Roberto 


Meu nome é Lúcio Roberto de Oliveira, nascido na maravilhosa cidade de Fortaleza, Ceará, de uma família numerosa, pois meus pais tiveram onze filhos. Sou casado e pai de quatro filhos.
Sou funcionário público desde 1987, quando ingressei no Banco do Brasil nessa data, através de concurso público. Após trabalhar durante quinze anos no Banco do Brasil, passei a fazer diversos concursos públicos pelo Brasil, tendo sido aprovado e classificado em diversos, como o do TRF da 5ª Região, em Fortaleza, para Analista Judiciário, nível superior, mesmo ser possuir, à época, o diploma de nível superior; passei também no concurso da CODEVASF, Superintendência de Penedo(AL), onde fui aprovado em primeiro lugar; passei também no concurso da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde trabalhei no Gabinete do Reitor, em Natal, durante sete meses no ano de 2004, quando pedi vacância para assumir o cargo de Técnico Judiciário no TRE-BA, ainda no ano de 2004. 
Atualmente Sou servidor público concursado do Poder Judiciário Federal, onde trabalho no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no cargo de Técnico Judiciário, desde 2004, e no momento estou lotado na Sede dessa Justiça Especializada, aqui em Salvador, onde atuo também como pregoeiro.
Quanto à minha formação acadêmica, sou bacharel em Direito, possuo pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral, sendo esta última cursada na Faculdade Baiana de Direito, aqui em Salvador. 
Atualmente sou aluno do curso de Letras-Língua Portuguesa, licenciatura, modalidade EAD, na UNIJORGE, unidade Paralela, em Salvador/BA. 
Escrevo poesias, artigos e contos desde 2001, e meus trabalhos já foram publicados em  diversos jornais  de Fortaleza(CE), Juazeiro da Bahia e de Foz do Iguaçu no Paraná.   
Quanto à importância da poesia em minha vida, posso dizer que funciona como um bálsamo, que vai além do que um hobby, pois através da poesia, de cada métrica, cada verso cada estrofe,  consigo viajar nas asas do quimérico mundo lírico e romantizado, e, através desses poemas, tocar de certa forma o coração das pessoas. 
Decerto, minha maravilhosa e amada esposa Patrícia Ribeiro Alves da Silva Oliveira é minha grande musa inspiradora, inclusive foi para ela que compus as poesias: Um dia tão Especial...Uma História de amor quase surreal, O Tempo de Nosso Amor e Soneto de Felicitações ao Meu Amor, dentre outras que não se encontram publicadas nesta Antologia, mas que, decerto, pretendo publicar em um livro exclusivo com minhas  poesias, sonho esse que alimento há vários anos.
Por derradeiro, encerro minha apresentação com os meus seguintes dizeres, os quais simbolizam muito o meu modo de ver e de escrever poemas, sendo parte intrínseca de minha inspiração poética: O poeta é um sonhador, mas também não deixa de ser um sofredor, carrega dores que nem sempre sentiu e quando verdadeiramente vem a senti-las, essas feridas nem sempre se cicatrizam, e quando o fazem, amiúde, deixam marcas N´alma  e tatuagens no coração.
Decerto, o poeta é o mago dos sentimentos, apaixona-se pelo que não viveu, e por vezes seus sentimentos nascem na flor da imaginação, morrem nos espinhos da desilusão, alimentam-se da emoção e da fantasia, de inanição mata a razão, no entanto, esses seus não raros pseudos sentimentos não necessariamente brotam no jardim do CORAÇÃO!!!        

           
  Sobre a autora Thaty Ribeiro 


Tatiane Ribeiro da Silva (Thaty Ribeiro), é uma escritora que preza pela busca por desvendar a subjetividade da alma e a psique humana, escancarando, até mesmo, o lado obscuro ou vulnerável do ser humano. Em suas escritas, retrata a sensibilidade, o amor, o medo, a insanidade, a injustiça e a dor, de forma que o leitor mergulhe para dentro das sensações e denúncias apontadas.
Em 2021, a escritora participou da 1° Coletânea Coletivo Diversae de Literatura Brasileira. Tendo portanto, alguns de seus textos publicados nesta obra. Dentre eles, o conto “Presa na Escuridão do Poço" e os poemas “Navio Negreiro dos Dias Atuais"  “Querida Eu" e “Mundo da Lua", com os quais compõem a antologia “Palavras Viradas." 
Além da escrita, a autora possui forte vínculo com outros fazeres artísticos. A exemplo do teatro e da dança, que de certa forma, sempre a inspirou a questionar as mazelas socias. O Grupo de Teatro Novos Arteiros e a Focus Moda & Produções fizeram uma significativa parte dessa formação.
Assim como os demais autores que constam nesta coletânea de poesias, Thaty Ribeiro, é estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa e Inglesa, na UNIJORGE.

Sobre a autora Regiane David 
          Regiane David tem 27 anos, casada com Elson Henrique, mãe de dois filhos, Kauê de seis anos e a Mycaelle de dois anos de idade, mora na Fazenda Remanescente Quilombo do Tamboril na cidade de Condeúba- Bahia no Sudoeste Baiano, pedagoga, estudante de Letras (português- Inglês) na UNIJORGE , e em fase inicial no curso de  pós  em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa na UNIASSELVE. Atualmente atua como professora na escola Municipal Antônio Terêncio. 
Em janeiro de 2021 lançou seu primeiro livro adulto (18), uma noite para esquecer parte de uma trilogia, em abril deste mesmo ano lançou seu segundo livro, com amor, Sr. Sequestrador, livro este parte de uma duologia. 
Criou o Projeto Bagagem Literária na escola em que trabalha EMAT, onde os alunos do 8º e 9º ano escreveram contos e minicontos bilíngues sobre a pandemia com o nome Pandemic, em Janeiro de 2022 lançou o livro dois da trilogia Uma noite com o nome Uma noite para te perder. Em parceria com a Editora Love Jack foi uma das organizadoras da antologia de Natal com o nome Contos de Fadas Natalinos, organizou a antologia Poesias Libertas com alguns alunos da faculdade Unijorge, também fez participação de outras antologias como a:  Antologia de Um café para começar, com o conto o “O Conde”, e a antologia da Maldição do Barba Negra, com o nome de “Águas Negras”, ambas organizadas pelo Mochilão Literário Uiclap.
Em Junho deste mesmo ano de 2022 irá lançar o livro “Joana- Com amor, Sr.Sequestrador”, encerrando assim esta duologia que fez e faz tanto sucesso em sua comunidade como em todo o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro: Pandemic, covid-19

Professora de Inglês é destaque no sudoeste baiano com lançamento do livro bilíngue realizado pelos alunos durante o Ensino Remoto Virtual...