Projeto Bagagem literária

terça-feira, 2 de março de 2021

Compreendendo o Ensino de Língua Inglesa de acordo a BNCC

Compreendendo o ensino de Língua Inglesa de acordo a Bncc


 

De língua estrangeira para língua franca: na Base, essa é uma mudança de conceito importante para o ensino do Inglês. O que isso significa? Língua franca é a língua que várias pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si. Nesse sentido, a BNCC legitima o Inglês, não só como a língua falada em países como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado. Com esse conhecimento, todos os jovens e crianças podem exercer a cidadania e ampliar suas possibilidades de interação nos mais diversos contextos.

"Nessa proposta, a língua inglesa não é mais aquela do “estrangeiro”, oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa. Nessa perspectiva, são acolhidos e legitimados os usos que dela fazem falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais, o que possibilita, por exemplo, questionar a visão de que o único inglês “correto” – e a ser ensinado –é aquele falado por estadunidenses ou britânicos".

BNCC, p. 241 

O novo status de língua franca implica em deslocar a língua de um modelo ideal de falante para um modelo mais real, considerando suas diferenças culturais e as variações linguísticas decorrentes das situações de uso e das comunidades que a falam. A proposta da BNCC é a de reconhecer os diversos repertórios linguísticos presentes em sala de aula e fora dela, ampliando as noções do que vem a ser "certo" e "errado" no uso da língua.

Essa concepção muda de forma estratégica a maneira de entender o componente e, principalmente, de como o inglês deve ser ensinado em aula,  de acordo Alexandre Badim,

Vamos entender como vamos trabalhar os conteúdos

Na prática os conteúdos, em sala de aula, devem estar inseridos em diferentes contextos culturais, desvinculando, inclusive, da noção de pertencimento a um único território e, consequentemente, a culturas típicas de comunidades específicas. Com isso, se legitima o uso do inglês em contextos locais. Os textos estudados em sala não precisam ser recortes, que deslocam a língua para um modelo ideal, mas devem ser textos originais, tais quais circulam nas mais diversas esferas sociais, já que a língua é entendida como prática social. Devem ser consideradas as diferenças culturais e as variações linguísticas decorrentes de seus diferentes usos e variadas comunidades de fala, acolhendo os diversos repertórios linguísticos presentes em sala de aula e fora dela.

 

Portanto meus queridos alunos, agora que vocês compreenderam como se baseia o ensino da Língua Inglesa Franca, a partir de agora vamos desenvolver um excelente trabalho em equipe.

Até o próximo post!!!

 

Referência:

TREVISAN.Rita. Nova Escola. O que a BNCC propõe para o ensino de língua Inglesa? Acesso em: o2 de Março de 2021

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do livro: Pandemic, covid-19

Professora de Inglês é destaque no sudoeste baiano com lançamento do livro bilíngue realizado pelos alunos durante o Ensino Remoto Virtual...